A parábola do trigo e do joio explicação bíblica: O Que Jesus Ensinou Sobre o Fim dos Tempos

Séries Bíblicas Parábolas

A parábola do trigo e do joio explicação bíblica revela o verdadeiro significado das palavras de Jesus sobre o juízo final, a separação entre o bem e o mal e o reino de Deus na Terra. Entenda o que o Criador ensinou.

A parábola do trigo e do joio explicação bíblica é um dos ensinamentos mais profundos de Jesus. Ela mostra como o Criador permite que o bem e o mal cresçam juntos até o momento da colheita final, quando os anjos farão a separação entre o justo e o ímpio. Neste estudo, você vai entender o que realmente significa o trigo, o joio e o propósito de Deus para o mundo.

Amados leitores, hoje nós vamos ao estudo da palavra de Deus, em Mateus: a parábola do trigo e do joio

MATEUS 13:24-30

  1. Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao homem que semeou boa semente no seu campo;
  2. mas, enquanto os homens dormiam, veio o inimigo dele, semeou joio no meio do trigo, e retirou-se.
  3. Quando, porém, a erva cresceu e começou a espigar, então apareceu também o joio.
  4. Chegaram, pois, os servos do proprietário, e disseram-lhe: Senhor, não semeaste no teu campo boa semente? Donde, pois, vem o joio?
  5. Respondeu-lhes: Algum inimigo é quem fez isso. E os servos lhe disseram: Queres, pois, que vamos arrancá-lo?
  6. Ele, porém, disse: Não; para que, ao colher o joio, não arranqueis com ele também o trigo.
  7. Deixai crescer ambos juntos até a ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Ajuntai primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; o trigo, porém, recolhei-o no meu celeiro.

Esta é a parábola do trigo e do joio, parábola esta, a qual saiu dos próprios lábios do Senhor Jesus Cristo. Porque Jesus abriu a sua boca em parábolas, para que se cumprisse o que d’Ele estava escrito, a respeito dos profetas falando d’Ele, que Ele abriria a sua boca em parábolas. Isso está em Mateus 13:

MATEUS 13:35

  1. para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta: Abrirei em parábolas a minha boca; publicarei coisas ocultas desde a fundação do mundo.

Também cumprindo tudo o que estava escrito  dos profetas.  Jesus, fala  de uma parábola muito importante, em que descreve de forma metafórica, as coisas que vão acontecer. Tanto as que aconteceram, como as que irão acontecer na história do mundo.

Esta parábola do trigo e do joio, meu querido leitor, é explanada pelo próprio Senhor Jesus, para que nós não fiquemos dando explicações nossas, conjecturando explicações humanas. Porque existem muitas conjecturas e filosofias humanas, as quais são aceitas como doutrinas bíblicas. E não o são.

Então, nós não vamos nos ater a uma explicação teológica, seja ela ortodoxa ou não. Nós vamos nos ater a explicação dos próprios lábios do Senhor Jesus Cristo, porque n’Ele está a verdade, Ele é o caminho e a verdade.

Então, vamos deixar que o próprio Senhor Jesus Cristo nos explique a respeito desta parábola, que nós acabamos de ler. A explicação desta parábola, começa no mesmo capítulo:

MATEUS 13:36-43

  1. Então Jesus, deixando as multidões, entrou em casa. E chegaram-se a ele os seus discípulos, dizendo: Explica-nos a parábola do joio do campo.
  2. E ele, respondendo, disse: O que semeia a boa semente é o Filho do homem;
  3. o campo é o mundo; a boa semente são os filhos do reino; o joio são os filhos do maligno;
  4. o inimigo que o semeou é o Diabo; a ceifa é o fim do mundo, e os celeiros são os anjos.
  5. Pois assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será no fim do mundo.
  6. Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles ajuntarão do seu reino todos os que servem de tropeço, e os que praticam a iniquidade,
  7. e lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá choro e ranger de dentes.
  8. Então os justos resplandecerão como o sol, no reino de seu Pai. Quem tem ouvidos, ouça.

 

É necessário para entender a palavra de Deus, não apenas ter os “ouvidos materiais”, mas ter os “ouvidos espirituais”. Quer dizer, crer na palavra de Deus, e não estar com os ouvidos espirituais tapados para a palavra de Deus.

Porque muitas coisas que tapam os ouvidos espirituais para a palavra de Deus, são os dogmas, as religiões, o denominacionalismo, o preconceito, a dureza de coração, a incredulidade, estas coisas tapam e ensurdecem o ouvido espiritual.

Embora muitas pessoas tenham ouvido, elas não estão prontas para ouvir a palavra de Deus, a qual realmente se revela através dessa parábola. Cumprindo assim aqui, aquelas mesmas coisas que se cumpriram nos dias de Jesus.

Embora Ele explicasse em parábolas a muitas pessoas, não são e não eram todos que ouviam e entendiam o Senhor Jesus Cristo. Esperamos então, rogamos ao Eterno Pai, que você meu querido leitor, venha a ser aberto os seus ouvidos espirituais, ou que já esteja com os seus ouvidos espirituais verdadeiramente abertos, para receber o ensinamento que a parábola do trigo e do joio nos ensina, pelos lábios do próprio Senhor Jesus Cristo explicando.

Nesse estudo iremos fazer outras considerações baseadas na própria Bíblia. Mas será colocado aqui, o resumo do que nós lemos, e que o próprio Senhor Jesus Cristo explicou, sem desviarmos, nem para a esquerda, e nem para a direita. Mas falarmos conforme tudo o que foi realmente falado pelo Senhor Jesus Cristo.

Na parábola está escrito que foi plantado num campo boa semente “boa semente foi plantada nesse

campo”. Jesus explica no verso 38 que este campo é o mundo.

Então você lê: o campo é o mundo, e não a igreja. Pois tem muitos que explicam “Porque na igreja tem joio e tem trigo, aqui tem tanta gente má como gente boa, dentro dessa igreja. Porque a parábola do trigo e do joio.” Errado.

De acordo com a palavra do Senhor Jesus Cristo, essa explicação não está correta. O Senhor Jesus Cristo não disse que a igreja é o campo, onde está plantado o trigo e o joio. O Senhor Jesus Cristo ensinou, que o campo é o mundo.

Meu querido leitor, o mundo é a terra. Na terra (inicialmente pela parábola) foi plantado aqui, o homem bom, a boa semente, os filhos do reino. Então, Adão e Eva quando foram criados, eles eram homens justos, bons, pessoas boas. E o objetivo de Deus na criação, é de que a terra fosse habitada (por homens bons).

No livro de Isaías 45, para corroborar com o que nós estamos falando, o nosso leitor que também quiser conferir comigo, vai perceber qual foi o objetivo da criação da terra.

ISAÍAS 45:18

  1. Porque assim diz o Senhor, que criou os céus, o Deus que formou a terra, que a fez e a estabeleceu, não a criando para ser um caos, mas para ser habitada: Eu sou o Senhor e não há outro.

Então, quando Deus criou a terra e fez aqui, toda arrumação a qual Ele fez, e no sétimo dia cessou as suas obras, santificando e abençoando o sétimo dia. Ele não criou este mundo para ficar um caos, vazio, desgovernado, um deserto sem ninguém. Deus não criou o mundo para isso, este não é o plano de Deus.

Leitor, agora preste bastante atenção: não é plano de Deus, que este mundo fique vazio e deserto. Este é o plano do Diabo, o Diabo tem este plano, de destruir tudo o que Deus fez, porque ele é invejoso e inimigo de Deus, da igreja de Cristo, da verdade, mentiroso pois nunca se firmou na verdade, tanto que ele é o “Pai da mentira”.

Ele (o Diabo) tem este plano, de destruir tudo, e “virar de ponta cabeça”, virar um deserto, este é o desejo do Diabo. O desejo de Deus não. Deus criou a terra para ser habitada. Mas por quem? Por pessoas boas, justas. Vamos ler Salmos:

SALMOS 115:15,16

  1. Sede vós benditos do Senhor, que fez os céus e a terra.
  2. Os céus são os céus do Senhor, mas a terra, deu-a ele aos filhos dos homens.

O que Deus deu a nós, filhos dos homens, benditos de Deus? A terra. Como Jesus falou na parábola do trigo e do joio, que primeiramente foi plantado aqui no campo (o mundo) o trigo (pessoa boa, justa).

Então, meu querido leitor, este mundo foi criado de forma perfeita pelo Eterno Deus, que é sapientíssimo (que conhece todas as coisas) cujo objetivo é de que neste mundo, era para habitar os benditos de Deus, pessoas boas e justas.

Aqui (na terra) não era para ter toda essa bagunça em que está tendo hoje, o crime, o tráfico, corrupção, assassinato, nada disso era para ter, este não era o pano de Deus. Este é o plano do Diabo, o plano do Diabo foi este: semear aqui, a desordem, a desarmonia, o homem mau, egoísta, este é o plano do Diabo.

O plano inicial de Deus, e este plano, Deus vai levar a cabo, porque Deus é maior do que tudo e todos, e Deus vai completar este plano. Embora o Diabo em seus discursos, com as suas filosofias, com seus ensinamentos, tenta mostrar que aqui não é lugar para nós ficarmos, que não é lugar para os salvos ficarem.

Embora o Diabo tenta, com todas as formas, na sua ambição satânica, de ir ao céu na banda direita do Norte, e ser semelhante ao Altíssimo, fazendo um trono para ele no céu. Mas, livro de Salmos diz:

SALMOS 115:16

  1. Os céus são os céus do Senhor, mas a terra, deu-a ele aos filhos dos homens.

Então, o Senhor diz em Isaías:

ISAÍAS 66:1,2

  1. Assim diz o Senhor: O céu é o meu trono, e a terra o escabelo dos meus pés. Que casa me edificaríeis vós? e que lugar seria o do meu descanso?
  2. A minha mão fez todas essas coisas, e assim todas elas vieram a existir, diz o Senhor; mas eis para quem olharei: para o humilde e contrito de espírito, que treme da minha palavra.

Você treme diante da palavra do Senhor? Você crê na palavra do Senhor? Você aceita apenas a Bíblia, como única e suficiente regra de fé para a sua salvação? Então, o Senhor disse “O céu é meu trono” – o céu é o trono de Deus. E em Salmos, Deus diz:

SALMOS 115:16

  1. Os céus são os céus do Senhor, mas a terra, deu-a ele aos filhos dos homens.

Então, eu ambicionar uma coisa que não é minha, que não me foi prometido, eu estou cometendo o pecado da soberba, da inveja, e que foi um dos pecados cometido por Satanás. Ele diz ali, na personificação do rei de Ciro:

ISAÍAS 14:13,14

  1. E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono; e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do norte;
  2. subirei acima das alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo.

Essa ambição de subir ao céu, de estar no trono de Deus, é inicialmente do Diabo, ele é quem teve essa ambição. Na torre de Babel, nós vamos perceber que os homens se uniram num único propósito: de construir uma torre, cujo cume atingisse os céus – esta era a ambição inicial de Babilônia.

Deus criou a terra perfeita, Deus colocou aqui o homem perfeito, justo e bom. Mas dormindo os homens, diz a parábola (de Mateus 13) a qual saiu dos próprios lábios do Senhor Jesus Cristo. Veio o inimigo e semeou o que no meio daquela harmonia que existia, que Deus plantou aqui na terra? Semeou o joio.

Jesus explica que o joio são os filhos do maligno, quer dizer, toda pessoa que deixa entrar a mensagem do Diabo na sua vida, e que faz a vontade do Diabo, que prefere seguir o curso do deus deste século, deste mundo presente (corrompido), essa pessoa se torna filho do maligno, se torna joio.

O joio é parecido com o trigo, mas ele não é o trigo, porque o trigo tem o fruto (a semente) no interior. O joio não tem semente alguma – é um engano, um engodo. O joio não confirma os frutos do Espírito Santo, que é a verdade, a justiça, a paz, o verdadeiro amor, estes são os frutos do Espírito Santo. Então, é parecido o joio com o trigo.

Mas o inimigo veio, e semeou o quê? O joio, semeou o pecado, a desobediência, a mentira. Depois com isso, veio a corrupção, assassinatos, mortes, doenças, desarmonia.

A terra foi criada para ser perfeita, foi um paraíso. Deus entregou o mundo nas mãos de Adão e Eva, em perfeito estado. Tanto que no sexto dia da criação, Deus falou:

GÊNESIS 1:31

  1. E viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. E foi a tarde e a manhã, o dia sexto.

Deus foi criando as coisas, e depois no final, no último dia da criação, em que Ele estava agindo (o sexto dia), Ele falou “Eis que tudo era muito bom.” O conjunto de todas as obras da criação, tornou-se uma coisa tão maravilhosa, que o próprio Deus, o próprio formador do mundo, quando o concluiu, Ele falou “Eis que tudo era muito bom.” Imagina, meu querido leitor, que maravilhoso este mundo, quando ele saiu das mãos do Eterno, que coisa maravilhosa.

Se nós hoje, quando vamos a uma montanha, num lago, nós vemos a perfeição da criação de Deus. A terra emana a glória de Deus, ela emana a perfeição deste Deus sempre sapientíssimo.

Então, nós vemos quantas coisas maravilhosas Deus entregou a nós: os animais, todas as coisas. Ele entregou isso fulgurante, todo esplendor da natureza, da harmonia, os animais não eram ferozes ou violentos, o homem era justo, essa terra não era poluída.

Mas aí veio o Diabo e fez o quê? Semeou o que aqui na terra? O pecado, poluição, morte, assassinatos, corrupção, luxúria, ambição, mentira, falsidade, traição, todas essas coisas foram semeadas pelo Diabo, no meio dos filhos do Diabo.

Hoje, Deus está convidando as pessoas, a virem fazer parte deste reino da luz. Hoje nós vivemos o reino da graça, o reino espiritual da graça. Jesus falou:

LUCAS 17:21

  1. nem dirão: Ei-lo aqui! ou: Ei-lo ali! pois o reino de Deus está dentro de vós.

Mas Jesus, na parábola do trigo e do joio, revela uma ação que será feita, da parte d’Ele e de Deus, nos últimos dias (no dia da ceifa). Então, os ceifeiros (anjos) quando viram que aqui era um mundo bom, e de repente começou aparecer um amontoado de corrupção, gente má, assassinato, eles falaram ao pai de família “queremos pois, que vamos arrancar esse joio daí?” – isso é dito na parábola do trigo e do joio.

MATEUS 13:26,27

  1. Quando, porém, a erva cresceu e começou a espigar, então apareceu também o joio.
  2. Chegaram, pois, os servos do proprietário, e disseram-lhe: Senhor, não semeaste no teu campo boa semente? Donde, pois, vem o joio?

Deus não criou este mundo para ser habitado por homens bons? Não foi esse o objetivo? Não é isso que a palavra de Deus diz? Aqui não era para habitar somente a justiça, a verdade? Como que agora está toda essa confusão?

E, o que é pior, o inimigo é tão sujo, que ele faz todo mal, ele usa os seus agentes para fazer o mal, e depois ele quer pôr a culpa em Deus. Quantas pessoas nós vemos por aí, blasfemando “Por que Deus não é bom? Por que existem tantas desgraças neste mundo? Por que morrem crianças?” Querem pôr a culpa em Deus.

Quando Deus criou este mundo, para ser perfeito, e o homem por seu livre arbítrio, optou pelo mal e herdou as  consequências  dessa opção,  do  pecado…  Cada um  de nós,  quando  optamos  pelo  mal,  pela desobediência aos mandamentos de Deus e à palavra de Deus, nós estamos optando pelas consequências do mal: que é a morte, a doença, a corrupção e todas as coisas que não prestam.

Mas hoje, existem pessoas que jogam a culpa em Deus, dizendo “Não quero servir a Deus, porque se

Deus fosse bom então porque existem tantas doenças, tantas desgraças no mundo?”

Não sabem das coisas, então falam o que não entendem, e acabam as vezes, entristecendo o Criador, porque não buscam na palavra de Deus, não buscam o entendimento. Este mundo não foi criado desta forma, não é este o plano de Deus.

Tanto que, na oração do “Pai Nosso” quando oramos, nós dizemos “Pai nosso que estais no céu, santificado seja o teu nome, venha a nós o teu reino, seja feita aqui na terra a tua vontade, assim como ela é feita no céu.” – no céu não tem essa corrupção, não tem assassinato, drogado, traficante, bandido, falsos pastores, falsos teólogos, não tem nada disso no céu.

No céu tem perfeição, anjos que servem a Deus, submissos a toda harmonia, na felicidade, lá existe perfeição. E quando oramos o “Pai nosso” nós estamos falando “Senhor, que essa perfeição tua, a tua vontade, seja feita na terra.”

Qual era a vontade de Deus para o mundo, quando Ele o criou? Para não ser vazio, mas para ser habitado por homens justos, perfeitos em harmonia como Ele mesmo entregou à Adão e Eva. Agora, qual foi o resultado, quando o homem aceitou a proposta do Diabo?

O resultado foi: desarmonia, desgraça, doença, morte e o surgimento do joio. Os servos do pai de família disseram:

MATEUS 13:27,28

  1. Chegaram, pois, os servos do proprietário, e disseram-lhe: Senhor, não semeaste no teu campo boa semente? Donde, pois, vem o joio?
  2. Respondeu-lhes: Algum inimigo é quem fez isso. E os servos lhe disseram: Queres, pois, que vamos arrancá-lo?

Aí ele (o pai de família) falou “Agora não. Nem adianta mais. Agora deixe crescer e por ocasião da ceifa, direis aos ceifeiros “colhei primeiro o joio.” Quem vai ser colhido primeiro, na parábola do trigo e do joio? “Colhei juntos primeiro o joio.” (Mateus 13:30) – os filhos do maligno, a raça de bandidos, de corruptos, de pervertidos, de mentirosos, dos traidores, dos enganosos, dos sodomitas, e de todos estes tipos que não quiserem se arrepender e virem para o reino de Deus.

No dia da ceifa são eles, quem vão ser colhidos, Deus é justo. Você, quando planta o seu jardim e faz tudo perfeito, com o maior trabalho você insere o humos para que cresça a sua horta. E começa então, a surgir erva daninha. Você arranca toda a sua horta e a joga fora? É isso o que você faz, meu querido? Não. Você pega e retira o joio (a erva daninha) aquelas coisas que não prestam você retira da sua horta e as queimam, as jogam fora. Aqui (este mundo) foi criado para pessoas boas, pessoas de bem.

Se você ama fazer o bem, se você ama obedecer a Deus, este mundo foi criado para estas pessoas. E esta é a vontade de Deus. Mas o inimigo veio e temporariamente o mal existe.

Essa corrupção, essa perversidade que existe hoje, toda essa bagunça que existe hoje, está apenas temporariamente. Porque, vai chegar um dia, este dia Deus já estabeleceu (que é o dia do juízo) os profetas da Bíblia falam quais são os sinais de que este dia de julgamento das nações está próximo.

Nós já falamos várias vezes em estudos anteriores, os acontecimentos estão andando neste sentido. Nós já estudamos que a 3ª grande guerra mundial, cujo ponta pé inicial vai ser dado pelo Irã, a nação iraniana contra Israel, e o mundo inteiro vai entrar em guerra por causa do Oriente Médio.

E quando esta guerra ocorrer, por causa do Oriente Médio – nós já falamos pelos profetas da Bíblia, viemos explicando a todos que acompanham nossos estudos “À Luz das Escrituras”: Jesus Cristo virá sobre as nuvens do céu, com grande poder e glória, como Rei dos reis e Senhor dos senhores.

E Ele vai colher daqui o joio, Ele irá mandar matar o joio, vai destruir os homens ímpios, os exércitos ímpios, todos aqueles que são desobedientes, irá mandar colher daqui o joio. Mas o trigo vai ser ajuntado no celeiro:

FILIPENSES 2:15

  1. para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus imaculados no meio de uma geração corrupta e perversa, entre a qual resplandeceis como luminares no mundo,

Então, já está chegando este dia, meu querido leitor, em que as pessoas que são verdadeiramente trigo, que pregam a palavra de Deus com verdade, elas vão se destacar. Porque Deus assim quer:

DANIEL 12: 3

  1. Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que converterem a muitos para a justiça, como as estrelas sempre e eternamente.

Porque os acontecimentos que estarão dando lugar neste mundo, estarão mostrando quem são os verdadeiros filhos de Deus. Os acontecimentos agora, vão mostrar claramente quem é que está pregando a verdade. Eu faço um desafio aqui, à toda a religiosidade. Vamos ver os acontecimentos, quem é que está falando segundo a vontade de Deus, quem é que está pregando a verdade.

Nós estamos afirmando aqui, que a palavra dos profetas, a vontade de Deus, é o estabelecimento de um reino sobre a terra, de justiça e paz sobre a pessoa do Senhor Jesus Cristo, o qual virá com grande poder e glória nas nuvens do céu.

Nós estamos falando aqui, que ninguém será levado ao trono de Deus, porque o trono de Deus é o trono de Deus. E Deus não prometeu o trono d’Ele a ninguém, Ele prometeu a terra aos homens bons. E Jesus vai voltar. A Bíblia diz que Ele vai voltar para reinar. Os profetas da Bíblia são claro ao mencionar sua volta. O próprio Senhor Jesus Cristo é muito claro:

MATEUS 25:31,32

  1. Quando, pois vier o Filho do homem na sua glória, e todos os anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória;
  2. e diante dele serão reunidas todas as nações; e ele separará uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos;

Quer dizer, o joio (que são os bodes) “serão lançados no fogo, e haverá pranto e ranger de dentes”.

Então, que nós possamos fazer parte desta ala de ovelhas. Seja uma ovelha, não seja um cabrito.

Seja uma ovelha, meu querido. Obedeça a palavra de Deus, creia na palavra de Deus, creia no que está escrito na palavra de Deus. Jesus diz, aqui em Mateus:

MATEUS 13:41

  1. Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles ajuntarão do seu reino todos os que servem de tropeço, e os que praticam a iniquidade,

Jesus irá vir com os anjos para fazer um trabalho de limpeza, um trabalho de descontaminação, um trabalho de faxina aqui neste mundo. E a faxina é para tirar tudo o que não presta, tudo o que é ruim, tudo o que é corrupto, desobediente e que não quer se sujeitar a vontade de Deus, a verdade de Deus. Estes vão ser varridos, destruídos.

E este mundo então, passará a pertencer agora, ao toque da sétima trombeta (onde se cumpre o segredo de Deus) – você quer saber o segredo de Deus, meu querido leitor? O livro de Apocalipse 10 diz assim:

APOCALIPSE 10:7

  1. mas que nos dias da voz do sétimo anjo, quando este estivesse para tocar a trombeta, se cumpriria o mistério de Deus, como anunciou aos seus servos, os profetas.

Deus tem um segredo aos servos e aos profetas. E este segredo, o qual Deus anunciou, se cumpre ao toque do sétimo anjo, ou seja, ao toque da sétima trombeta. Este é o segredo que nós estamos hoje, aqui e agora anunciando a você, meu leitor. Apocalipse 11:15 vai mostrar qual é o segredo de Deus, anunciado aos seus verdadeiros servos e profetas.

APOCALIPSE 11:15

  1. E tocou o sétimo anjo a sua trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: O reino do mundo passou a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e Ele reinará pelos séculos dos séculos.

Os reinos do mundo passam a pertencer ao Senhor Jesus Cristo, quando Ele vier nas nuvens do céu com grande glória e poder, porque Ele é Rei dos reis e Senhor dos senhores, e este reino então, passará a ser um reino de justiça, porque o trigo resplandecerá no reino de seu Pai. No livro de Daniel, meu caro leitor e irmão, diz o seguinte:

DANIEL 7:27

  1. O reino, e o domínio, e a grandeza dos reinos debaixo de todo o céu serão dados ao povo dos santos do Altíssimo. O seu reino será um reino eterno, e todos os domínios o servirão, e lhe obedecerão.

Quer dizer, tudo o que está debaixo do céu, todo o mundo e sua glória, todos os reinos do mundo, ao toque da sétima trombeta, passam a pertencer ao Senhor, e Ele divide com os seus santos e os seus servos.

Então, os domínios, os reinos, a majestade dos reinos, tudo agora passa a ser do povo dos santos do Altíssimo. E este reino jamais será passado a outro, jamais será destruído. Este reino será um reino de perfeição.

O joio vai ser retirado daqui: os que cometem escândalo, os que cometem iniquidade e que não querem se sujeitar à verdade, não vão poder fazer parte deste reino aqui na terra, não vão. Mas aqueles que amam a verdade e a justiça.

Este mundo que foi criado perfeito, será restaurado “Novo céu e nova terra” e na segunda vinda de

Jesus, Ele implanta este reino, e Ele divide o poder deste reino aos seus servos.

No livro de Apocalipse existe uma promessa maravilhosa, em que Jesus faz aos vencedores – se você deseja ser um vencedor, você também vai ser participante dessa promessa, que é feita pelo Senhor Jesus Cristo, em Apocalipse 2:25-27. Veja a promessa que Ele faz:

APOCALIPSE 2:25-27

  1. mas o que tendes, retende-o até que eu venha.
  2. Ao que vencer, e ao que guardar as minhas obras até o fim, eu lhe darei autoridade sobre as nações,
  3. e com vara de ferro as regerá, quebrando-as do modo como são quebrados os vasos do oleiro, assim como eu recebi autoridade de meu Pai;

Então o Pai, o Eterno Deus, deu todo o poder para Jesus Cristo. Ele agora é advogado. Então, hoje você tem uma chance de salvação, você deve aceitar este advogado para Ele interceder por você, para que Ele possa limpá-lo dos pecados e fazê-lo um filho do reino, e justificá-lo n’Ele, salvo e remido, batizado no seu nome (Jesus Cristo), para perdão dos pecados.

Você é participante deste reino (espiritual) agora, e depois, participante deste reino literal, que será implantado pelo Senhor Jesus Cristo. Agora é o momento de invocar a Deus e buscá-lo. Agora é o momento de você fazer parte da família de Deus e estar junto a ela.

Se você deseja realmente, a verdade, agora é o momento. Porque quando Jesus Cristo vier nas nuvens dos céus, todas as tribos da terra se lamentarão. Porque daí, Ele vai vir como Juiz, para separar o joio do trigo. E o joio vai ser colhido primeiro.

Essa história que andam pregando, de que a igreja vai ser raptada primeiro e que primeiramente vai sair daqui os santos, e irão ficar os ímpios – essa história é mentirosa e está mal contada, e por isso eu sei quem é o pai dela, é aquele que é mentiroso, que não se firmou na verdade, e que gosta de enganar as pessoas.

Porque, a igreja vai estar aqui, quando vier a ceifa. E os primeiros que vão ser colhidos serão os ímpios. Quer dizer, o ímpio vai ser colhido pelos anjos, vão morrer na frente dos justos. O livro de Salmos diz:

SALMOS 58:10

  1. O justo se alegrará quando vir a vingança; lavará os seus pés no sangue do ímpio.

Em Salmos 91 diz:

SALMOS 91:7,8

  1. Mil poderão cair ao teu lado, e dez mil à tua direita; mas tu não serás atingido.
  2. Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios.

E você irá dizer em seu coração “Deveras a um Deus justo, deveras a um Deus que julga a terra” porque vai sair daqui tudo o que não presta. Mas, os justos resplandecerão como o sol.

 

MATEUS 5:5,20

  1. Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra.
  2. Pois eu vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus.

Por que é bom você andar no caminho da justiça, da verdade, da palavra?

MATEUS 5:21,22

  1. Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; e, Quem matar será réu de juízo.
  2. Eu, porém, vos digo que todo aquele que se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e quem disser a seu irmão: Raca, será réu diante do sinédrio; e quem lhe disser: Tolo, será réu do fogo do inferno.

Quer dizer, aquele que é desobediente, mentiroso, corrupto, falso, enganador, que não gosta de fazer a vontade de Deus, que odeia as coisas de Deus, que não quer se converter, vai ser arrancado, vai ser destruído na vinda de Jesus Cristo.

Então, qual é a vantagem de você fazer a vontade de Deus? Você vai ser poupado, você vai ser livrado, você vai ter a vida eterna, você vai ter eterno gozo sobre a sua cabeça.

MALAQUIAS 4:2,3

  1. Mas para vós, os que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, e cura trará nas suas asas; e saireis e saltareis como bezerros da estrebaria.
  2. 3. E pisareis os ímpios, porque se farão cinza debaixo das plantas de vossos pés, naquele dia que estou preparando, diz o Senhor dos Exércitos.

Isso não pode ser no céu, leitor. Imagine no céu, as cinzas dos ímpios, para nós pisarmos. É aqui na terra, o reino de Deus vai ser na terra. Essa doutrina, de querer morar no céu, passar sete anos, três anos e meio, mil anos no céu, é uma doutrina fantasiosa, platônica, humana, filosofia humana. Jesus nunca ensinou isso, Jesus falou:

MATEUS 19:28

  1. Ao que lhe disse Jesus: Em verdade vos digo a vós que me seguistes, que na regeneração, quando o Filho do homem se assentar no trono da sua glória, sentar-vos-eis também vós sobre doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel.

Foi isso que Jesus prometeu a seus apóstolos, quando Pedro o perguntou (você pode conferir, meu leitor):

MATEUS 19:27,28

  1. Então Pedro,  tomando  a  palavra,  disse-lhe:  Eis  que  nós  deixamos  tudo,  e  te  seguimos;  que recompensa, pois, teremos nós?
  2. Ao que lhe disse Jesus: Em verdade vos digo a vós que me seguistes, que na regeneração, quando o Filho do homem se assentar no trono da sua glória, sentar-vos-eis também vós sobre doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel.

Então, quem tem ouvidos, ouça o que o espírito diz. Não é para qualquer um. Eu sei que, o que eu estou pregando aqui, tem pessoas que estão ouvindo, estão entendendo muito bem, mas não querem entender.

Não querem, porque é de uma religião tradicional e vai pensar “E agora, o que vou fazer? Eu vou

arrumar  briga  com  todos  os  meus  parentes,  com  o  pastor  da  igreja,  eu  vou  pregar  uma  mensagem

completamente diferente.”

Então, não quer, não é negócio para ela aceitar essa mensagem. “Eu sei que é verdadeira, eu estou

vendo claramente na Bíblia que é verdadeira, mas pra mim vai dar muita confusão.”

Agora, tem pessoas que estão ouvindo essa mensagem pela primeira vez – nunca ouviram. E o coração está ardendo em fé. “Que maravilha! Nunca alguém falou dessa forma, explicando a Bíblia corretamente, revelando os mistérios de Deus.”

Se você for uma terra boa, como a parábola do semeador, essa semente vai dar fruto. Você vai nos procurar, vai querer saber mais, irá fazer perguntas. Porque a verdade não tem medo de perguntas. Quem tem uma doutrina verdadeira, não tem medo de ser questionado.

Quando a pessoa tem uma doutrina falsa, uma doutrina mentirosa, ela não gosta de perguntas. A melhor maneira de solucionar é expulsar a pessoa do convívio da igreja, condená-lo como herege e contrário. Porque não suportam questionamento. Agora, quem tem a verdade, não tem medo de questionamento porque a verdade quanto mais é questionada, mais ela aparece. Então, pode questionar: “Como é lá em João 14?”

JOÃO 14:2,3

  1. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito; vou preparar-vos lugar.
  2. E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos tomarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.

Explique para nós irmão esta passagem, porque parece que Jesus está prometendo que vai nos levar para o céu. Não está. Jesus só está dizendo, que na casa do Pai há muitas moradas – já existem. “Se não fosse assim (se não existisse) Ele teria dito: vou preparar-vos um lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo para que onde Eu estiver estejais vós também.”

Então, quando Jesus voltar. Onde Ele estará? Faz essa pergunta à Bíblia, aos profetas da Bíblia. Você vai ver que Jesus estará reinando sobre a terra, restaurando este mundo.

1 CORÍNTIOS 15:25,26

  1. Pois é necessário que ele reine até que haja posto todos os inimigos debaixo de seus pés.
  2. Ora, o último inimigo a ser destruído é a morte.

Então, Jesus irá voltar para reinar. E Ele irá fazer uma faxina aqui, e irá tirar tudo o que não presta. Não terá mais crime, gangues, corja de ladrões, corruptos, ladrões, mentirosos. Tudo o que não presta, vai ser limpado da terra.

Aqui só habitará pessoas boas, pessoas justas, os santos em corpo glorioso serão governantes do mundo. Todo aquele que faz a vontade de Deus agora, e recebe o testemunho do reino de Deus e Jesus Cristo, como único Salvador na verdade, vai fazer parte deste reino.

APOCALIPSE 5:9,10

  1. E cantavam um cântico novo, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, e língua, e povo e nação;
  2. e para o nosso Deus os fizeste reino, e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra.

Reinaremos sobre a terra, seremos os próximos governantes deste mundo. E todas as realezas, as majestades, os poderes que existem, tudo o que existe debaixo do céu, serão dados aos povos dos santos do Altíssimo.

Porque vai se cumprir ao toque da sétima trombeta, o grande segredo de Deus, anunciou aos seus servos e profetas: os reinos do mundo passam a ser do Senhor e do seu Cristo, e Ele reinará para todo o sempre.” Venha fazer parte deste reino, leitor, deste mundo perfeito. Venha resplandecer como estrela sempre eternamente, como astro neste mundo, como pessoa que será protegida, livrada, abençoada, bendita do Eterno,

que deu a terra perfeita (novos céus e nova terra, a promessa de Deus) àqueles que o amam.

Venha amar o Senhor, venha perseverar nesta doutrina!

Pregador: Evangelista Flávio

Link do vídeo: 048 – A parábola do Trigo e Joio (1)

Download da apostila: 048 – A parábola do Trigo e Joio (1)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *