Doutrina e Igreja: A Verdade Bíblica Revelada pela Igreja do Deus Vivo

Séries Bíblicas Discipulado

A verdade sobre a doutrina e igreja conforme as escrituras sagradas, revelando os fundamentos apostólicos da Igreja do Deus Vivo. Um guia essencial para quem busca a verdadeira fé.

Doutrina e igreja são pilares fundamentais para compreender a fé verdadeira conforme a palavra de Deus. Neste estudo aprofundado, exploramos o que realmente é doutrina bíblica, como ela se manifesta na vida cristã e qual o papel da igreja conforme os ensinamentos de Cristo e dos apóstolos…

Vamos então à meditação da palavra de DEUS, onde nós estaremos falando a respeito da doutrina e da igreja. Vamos ler no livro do evangelho de Lucas para darmos início a essa pregação e estudo da palavra de DEUS:

LUCAS 8:19-21
19. E foram ter com ele sua mãe e seus irmãos, e não podiam aproximar-se dele, por causa da multidão.
20. E foi-lhe dito: Estão lá fora tua mãe e teus irmãos, que querem ver-te.
21. Mas, respondendo ele, disse-lhes: Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a executam.

Amados e queridos leitores da palavra de DEUS, você que acompanha o programa “À luz das escrituras”, queremos hoje trazer uma palavra de advertência, de exortação para o entendimento do evangelho conforme as sãs palavras do SENHOR JESUS CRISTO. Meus amados, o livro de Hebreus falando a respeito do alimento que o cristão experimentado na palavra de DEUS, tem a receber. No livro de Hebreus nos diz:

HEBREUS 6:1-3
1. Pelo que, deixando os rudimentos da doutrina de Cristo, prossigamos até a perfeição, não lançando de novo o fundamento do arrependimento de obras mortas e de fé em Deus.
2. E da doutrina dos batismos, e da imposição das mãos, e da ressurreição dos mortos, e do juízo eterno.
3. E isto faremos, se Deus o permitir.

Ele diz aqui sobre a necessidade de prosseguir na pregação da perfeição em Cristo. No capítulo cinco de Hebreus, também diz:

HEBREUS 5:12-14
12. Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não de sólido mantimento.
13. Porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na palavra da justiça, porque é menino.
14. Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal.

Meus amados, se alguém quiser conhecer a verdade, o SENHOR JESUS CRISTO disse que pela mesma doutrina, saberá se ele é ou não de DEUS. Nós entendemos que a palavra “doutrina” significa: ensinamento. Se alguém quiser saber a verdade é pelo ensinamento. JESUS diz em João:

JOÃO 7:15-18
15. E os judeus maravilhavam-se, dizendo: Como sabe estas letras não as tendo aprendido?
16. Jesus lhes respondeu, e disse: A minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou.
17. Se alguém quiser fazer a vontade dele, pela mesma doutrina conhecerá se ela é de Deus, ou se eu falo de mim mesmo.
18. Quem fala de si mesmo busca a sua própria glória, mas o que busca a glória daquele que o enviou, esse é verdadeiro, e não há nele injustiça.

Nós vemos aqui pelas palavras do próprio SENHOR JESUS CRISTO que é pela doutrina ensinada, é pela forma que é ensinada, que sabemos se ela procede ou não de DEUS. JESUS disse que a doutrina não era dele. Ele era um instrumento na mão do PAI. Ele veio trazer o conhecimento do verdadeiro e único DEUS, o PAI. No evangelho de João, nós encontramos as seguintes palavras do SENHOR JESUS:

JOÃO 17:1-3
1. Jesus falou assim, e, levantando seus olhos ao céu, disse: Pai, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que também o teu Filho te glorifique a ti;

2. Assim como lhe deste poder sobre toda a carne, para que dê a vida eterna a todos quantos lhe deste.

3. E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.

A vida eterna está em conhecer este DEUS, do qual JESUS CRISTO veio apresentar e dar conhecimento porque na boca do SENHOR JESUS CRISTO estavam as palavras de reconciliação de DEUS PAI. O apóstolo Paulo diz que por meio de JESUS CRISTO, DEUS trouxe a palavra da reconciliação. DEUS estava em JESUS CRISTO reconciliando consigo o mundo. Por meio de JESUS (o Filho de DEUS), DEUS estava reconciliando consigo o mundo. JESUS veio trazer a doutrina, o ensinamento deste Único DEUS Verdadeiro. JESUS veio trazer ensinamentos da palavra de DEUS.

No capítulo sete ainda do evangelho de João, nós encontramos as seguintes palavras do SENHOR JESUS CRISTO, nosso SENHOR.

JOÃO 7:37-39
37. E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba.
38. Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios d’água viva correrão do seu ventre.
39. E isto disse ele do Espírito que haviam de receber os que nele cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado.

Nós vemos que nós não podemos crer no SENHOR JESUS CRISTO de qualquer maneira, mas tem que ser de acordo com as escrituras sagradas. Assim, “rios de água viva vão fluir daquele ventre”. JESUS aqui está falando do “poder de Deus”. Quando nós buscamos na palavra de DEUS, o ensinamento de acordo com a sã doutrina, nós somos edificados na doutrina, no alimento sólido como diz no livro de Hebreus, para o crescimento na graça de nosso SALVADOR JESUS CRISTO. O verdadeiro crente é aquele crente que cresce no conhecimento da bíblia, onde ele sai do alimento para criança (que é o leite, a papinha) para o alimento sólido porque já tem o seu entendimento exercitado: em discernir o bem do mal, por meio das sagradas escrituras.
O apóstolo Paulo, também falando a Timóteo, diz as seguintes palavras de exortação da doutrina:

2 TIMÓTEO 1:13,14
13. Conserva o modelo das sãs palavras que de mim tens ouvido, na fé e na caridade que há em Cristo
Jesus.
14. Guarda o bom depósito pelo Espírito Santo que habita em nós.

Nós vamos perceber que Paulo exorta a este discípulo a ser um conservador do bom depósito através das sãs palavras que ele aprendeu do apóstolo Paulo, guardando o amor em CRISTO JESUS e a doutrina. Paulo ainda diz e exorta Timóteo a perseverar na sã doutrina:

1 TIMÓTEO 4:9-16
9. Esta palavra é fiel e digna de toda a aceitação.
10. Porque para isto trabalhamos e lutamos, pois esperamos no Deus vivo, que é o salvador de todos os homens, principalmente dos fiéis.
11. Manda estas coisas e ensina-as.
12. Ninguém despreze a tua mocidade: mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, na caridade, no espírito, na fé, na pureza.
13. Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá.
14. Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério.
15. Medita estas coisas; ocupa-te nelas, para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos.
16. Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina: persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem.

Paulo exorta tanto na segunda epístola de Timóteo, como na primeira, a aguardar o bom depósito. A conservar a sã doutrina, os ensinamentos da bíblia conforme lhe foram passados pelas sagradas escrituras. Fazendo isso, ele não somente salvaria a ele mesmo — conservaria a salvação — como aqueles que lhe ouvissem. Nós vemos aqui a importância da sã doutrina: de ensinar a doutrina de acordo com a bíblia e perseverar nestas coisas. Há muitas pessoas que entendem que doutrina é mandamento apenas de costume, muitas vezes sobre as mulheres, p.ex. que as mulheres não podem se depilar ou que não podem usar perfumes e um monte de outros ensinamentos. E muitos acham que isso e somente isso é doutrina.

Mas isso é um engano porque doutrina é o ensinamento da palavra de DEUS. Doutrina é o ensinamento do verdadeiro batismo, ministrado em nome do SENHOR JESUS CRISTO. Doutrina é o ensinamento de que existe um Único DEUS Verdadeiro, este DEUS é o PAI de nosso SENHOR JESUS CRISTO. Este DEUS é DEUS do SENHOR JESUS também. JESUS é o Filho de DEUS, o CRISTO — como disse na revelação de Pedro quando inspirado pelo Espírito de DEUS: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus Vivo.” Isso é doutrina, nós crermos que JESUS é o Filho de DEUS. É doutrina também da igreja, ela ter a nós, seus servos como o “corpo e templo do Espírito Santo” e que o Espírito Santo habita dentro de nós.

E que, portanto, os servos de DEUS não podem se envolver com vícios de fumo, bebida, prostituição e outros vícios que fazem mal ao templo que é o corpo (o templo do Espírito Santo). Assim como também abster-se de alimentos e carnes proibidas na palavra de DEUS, como carne de porco, camarão e outras carnes, as quais foram consideradas imundas. Abster-se destas coisas, assim como abster-se do cigarro, para que conserve o corpo como templo do Espírito Santo. Isso é doutrina, é ensinamento. A doutrina de nós nos apartarmos do mundanismo, nos apartarmos da aparência do mal, guardar os mandamentos de DEUS. JESUS falou que “quem ouve e põe em prática a palavra de Deus”

MATEUS 7:21
21. Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.

JOÃO 14:15
15. Se me amardes, guardareis os meus mandamentos.

Isso tudo são doutrinas. A doutrina de que nós não podemos guardar em nós mágoa, rancor porque por meio destas coisas vem perturbação, isso é doutrina. A doutrina de que o SENHOR JESUS CRISTO ensinou que quando nós temos um problema com um irmão, nós devemos ir lá falar com aquele irmão e tentar reconciliar com ele, para antes de nós ofertarmos no altar, nós virmos conversar com aquele irmão, do qual você se sente magoado e tentar acertar com ele. Se não acertar, chamar mais duas testemunhas.

Se esta pessoa não ouvir as duas testemunhas, levar o caso à igreja. E se também não ouvir a igreja, será considerado publicano e gentio (na carne, na desobediência). Então, meus amados, isso tudo é ensinamento da palavra de DEUS. Assim como é ensinamento da palavra de DEUS, como as mulheres devem se apresentar na igreja -1 Coríntios 11. Paulo ensinou que todas as igrejas de DEUS, as mulheres se apresentam na igreja de DEUS utilizando o véu. O véu está sobre a cabeça da varoa como sinal de poderio, de autoridade para orar e para profetizar dentro da igreja. O uso o véu durante o culto é uma doutrina apostólica, assim como é doutrina apostólica ensinada pelo apóstolo Paulo e pelo próprio SENHOR JESUS CRISTO, a doutrina do Amor.

Nós devemos amar nossos irmãos. Nós devemos ter o mesmo parecer — andar no mesmo espírito e numa só fé, num só batismo, numa só vocação da nossa esperança — porque CRISTO não está dividido. CRISTO é o cabeça da igreja e ele serviu a igreja, sendo o próprio resgatador da igreja de DEUS. A igreja de Deus foi resgatada pelo sangue imaculado do SENHOR JESUS CRISTO, para que a igreja de DEUS tenha como cabeça e SENHOR, o SENHOR JESUS CRISTO, para que não possa haver no corpo divisão, preferências. Eu sou de Paulo, eu sou de Apolo, como Paulo exorta em 1 Coríntios:

1 CORÍNTIOS 1:13,14
13. Está Cristo dividido? foi Paulo crucificado por vós? ou fostes vós batizados em nome de Paulo?
14. Dou graças a Deus, porque a nenhum de vós batizei, senão a Crispo e a Gaio.


Nós somos batizados em nome do SENHOR JESUS CRISTO. Recebemos um batismo no nome do SENHOR JESUS por andarmos em novidade de vida, para crescermos na graça e no conhecimento do SENHOR JESUS CRISTO porque cada obra será provada, cada pedra espiritual é colocada para este edifício espiritual, tendo como fundamento e fundador o SENHOR JESUS CRISTO. Dessa forma, nós devemos nos edificar na sã doutrina, nos ensinamentos da palavra de DEUS.
Quando nós não estamos edificando o nosso edifício espiritual sobre CRISTO e sobre a verdade da palavra de DEUS, toda planta que o PAI não plantou será arrancada. Toda construção que não foi feita segundo o alicerce de JESUS CRISTO, esta obra será provada pelo fogo e grande será a ruína daquela casa. JESUS falando dessa mesma forma, ele diz:

MATEUS 7:24,25
24. Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha:
25. E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.
26. E aquele que ouve estas minhas palavras, e as não cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia.
27. E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.

Assim igualmente aqueles que ouvem a palavra de DEUS e põe em prática de acordo com a palavra, escuta e executa a palavra de DEUS, este homem será bem aventurado pois está “construindo a sua casa sobe a rocha”. Nós vivemos momentos difíceis, nestes últimos dias onde existem muitas heresias, muitos falsos ensinos que muitas vezes são aceitos como sendo a própria verdade e a ortodoxia cristã. No entanto, os apóstolos profetizaram de que haveria uma grande apostasia e esta apostasia levaria o nome do SENHOR a ser blasfemado. Esta apostasia também faria com que muitos se desviassem da verdade, começando a crer em fábulas.

O apóstolo Paulo fala a respeito disso. Também o apóstolo Pedro, Judas (que se identifica apenas como humilde servo do SENHOR) falam sobre isso, da profecia dos santos apóstolos. O apóstolo João também fala a respeito da apostasia. A apostasia é o desvio da verdade da bíblia. Apostasia não é você se desviar de uma doutrina de uma igreja denominacional. Muitas vezes, uma igreja denominacional pode estar praticando uma doutrina contrária à bíblia e você para obedecer a bíblia, você se coloca em desobediência às doutrinas equivocadas denominacional. A apostasia não é você sair de uma denominação. Isso pode ser na verdade, purificação, você está crescendo na verdade.

A apostasia é você se desviar da palavra de DEUS. Isso é apostasia. É você se rebelar contra a palavra de DEUS. Isso é apostasia e está contrária a sã doutrina; não está confessando de acordo com a palavra de DEUS, isto é apostasia. Então, nós vivemos tempos trabalhosos, tempos difíceis e por isso aquele que é realmente sincero deve buscar na palavra de DEUS a sã doutrina, os ensinamentos conforme a palavra de DEUS.

2 PEDRO 2:1-3
1. E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição.
2. E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade.
3. E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita.

Aqui o apóstolo Pedro faz a advertência de falsos pastores e falsos doutores que introduziriam de forma encoberta, heresias de perdição, e que muitos (não seriam poucos), seguiriam essa dissolução, essa corrupção e essa rebeldia contra a palavra de DEUS.

1 JOÃO 4:1-3
1. Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus; porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo.
2. Nisto conhecereis o Espírito de Deus: Todo o espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus;
3. E todo o espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito do anticristo, do qual já ouvistes que há de vir, e eis que está já no mundo.

Ele adverte que não é para nós crermos em qualquer espírito que se manifeste e diz que é de DEUS. Primeiro, nós temos de provar se aquela pessoa está falando realmente pelo Espírito Santo. E como nós provamos que uma pessoa está falando pelo Espírito Santo? Somente porque ela disse que está falando pelo Espírito Santo? Somente porque ela fez um milagre ou fala em língua? isto é sinal e prova de que ela está sendo guiada pelo Espírito Santo? Qual é a norma de provar um espírito, para vermos se ele procede ou não de DEUS? É por meio da palavra da verdade.

1 JOÃO 4:2-3
2. Nisto conhecereis o Espírito de Deus: Todo o espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus;
3. E todo o espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito do anticristo, do qual já ouvistes que há de vir, e eis que está já no mundo.

Nós sabemos que existem doutrinas heréticas que logo após a morte dos apóstolos, surgiram no seio da igreja primitiva, onde muitos seguiram estas doutrinas heréticas. Estas doutrinas heréticas que surgiram no seio da igreja pós apostólica, como do ceticismo, sabelianismo, trinitarianismo, etc. E muitos outros ensinamentos que vieram também do helenismo pagão grego se introduziram e fizeram com que encobertamente, estas heresias fossem lentamente introduzidas no seio da igreja.

E a parte em que se deu a estes falsos ensinos acabou se unindo ao Império Romano, formando uma igreja com o Império Romano. E uma parte menor, fiel aos ensinos apostólicos, foi perseguida e precisou se refugiar nos lugares longínquos nos desertos, como os vaudóis, os paulicianos, e todos os demais fiéis (um pequeno grupo) mantenedores da doutrina apostólica. Assim a igreja de Deus foi preservada 1.260 dias proféticos (ou mil duzentos e sessenta anos) longe da vista da serpente, guardando a fé que uma vez por todas foi dada aos santos. Esta igreja formada pelos vaudóis, mais tarde incorporada a ela, os valdenses.

Esta igreja era uma igreja que verdadeiramente manteve incólume as doutrinas da palavra de DEUS, mantendo nos lugares longínquos, mesmo nas cidades mais escuras e trevosas, onde imperavam o engano, a ignorância e o desconhecimento da bíblia. Estes pequenos lugares longínquos nos desertos, nas montanhas e nos alpes da Itália, França e Espanha. Como por exemplo, os vaudóis de Pyemonte que conseguiram gerações e gerações durante um milênio, conservar a guarda dos mandamentos de DEUS, a fé de JESUS, as sagradas escrituras como única e suficiente regra de ensino e de verdade da palavra. Eles não tinham outro testemunho, a não ser o testemunho do próprio SENHOR JESUS e a bíblia sagrada como sua única fonte de consulta e regra de fé. Este foi um povo valoroso, corajoso que manteve a doutrina, que manteve a herança apostólica longe da apostasia, longe da ambição hierárquica centralizadora da igreja apostatada. Esta igreja verdadeira, formada por poucos e fiéis servos de DEUS, conhecidos como vaudóis (ou habitantes do vale), teve o seu testemunho narrado em várias épocas da história, pelos seus próprios inimigos que escreveram sobre ela ou pelos historiadores que puderam constatar a existência desta igreja, destes cristãos primitivos, que permaneceram fiéis a doutrina.

Estes historiadores, como Dr. Allix, como também o sacerdote de Turim, Cláudio, como também Junei e muitos outros historiadores que testemunham a piedade deste povo, a perseverança destes habitantes dos vales. Eram estritos guardadores dos mandamentos de DEUS, incluindo a guarda do Sábado. Tinham a prática quartodecimana, isto é, praticavam a ceia uma vez ao ano, como pão ázimo, vinho puro no décimo quarto dia da lua do mês de Nisã. E desde os primeiros dias da igreja quando Policarpo (bispo de Esmirna) teve que ir a Roma para conversar com Aniceto, a igreja Romana praticava a ceia após o primeiro domingo do dia quatorze de Nisã. Então, se o dia quatorze de Nisã caísse numa quarta-feira, ou terça-feira, no primeiro domingo após este dia de Nisã, a Igreja Romana fazia a Santa Ceia. Mas as igrejas Asiáticas, de tradição juanina e de tradição paulina,

praticavam a Santa Ceia no décimo quarto dia da lua do calendário hebraico do mês de Nisã. E Policarpo então, ao conversar com Aniceto (isso está narrado numa carta de Irineu, no livro de Eusébio de Cesareia – um historiador cristão do ano 264-336 da história da cristandade). Eusébio narra que Policarpo, embora não conseguisse convencer Aniceto a voltar a prática apostólica, ele testemunha a Aniceto em Roma, que esta prática de fazer a ceia uma vez ao ano, no dia quatorze de Nisã foi uma prática do qual Policarpo havia recebido do próprio apóstolo Joã, e dos demais apóstolos que ele conheceu e conviveu. Portanto, Policarpo dá testemunho histórico dessa prática e sinal da igreja de DEUS: que é fazer a ceia uma vez ao ano, no décimo quarto dia da lua do calendário hebraico do mês de Nisã.

As igrejas de DEUS em todo o mundo igualmente comemoram essa ceia, a qual JESUS fez numa noite em memória dos nossos pecados. Em memória dele e ao mesmo tempo, anunciando o reino de DEUS até que venha. Nós estaremos completando o aniversário do grande feito em que JESUS fez a ceia com os seus apóstolos e fez também igualmente o lava-pés. E recomendou como uma ordenança de obediência dos seus discípulos, em memória àquela grande e importante noite, onde ele estava para ser oferecido.

JESUS foi oferecido como a nossa Páscoa, no dia quatorze de Nisã do calendário hebraico, no mesmo dia em que o Cordeiro era oferecido, Jesus também se ofereceu. E na noite anterior deste dia, ele fez a ceia com os seus discípulos. Assim igualmente, a igreja de DEUS, com esta marca e herança que uma vez foi dada aos santos até os dias de hoje, tem essa prática conhecida na história como prática quartodecimana, como sinal de obediência e caracterização da igreja do DEUS Vivo, coluna e apoio da verdade. Nós vemos aí a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de DEUS e tem a fé de JESUS. Também igualmente a prática do batismo no nome do SENHOR JESUS CRISTO. Esta é uma prática que caracteriza a igreja de DEUS durante todos estes séculos. A igreja de DEUS sempre foi de fé unitária, sempre foi de confissão unitária, como o nosso amado apóstolo Paulo que deixou essa mesma confissão unitária em 1 Coríntios:

1 CORÍNTIOS 8:6
6. Todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por Ele.

Aqui nós vemos a confissão unitária, bem como em várias partes as sãs palavras do apóstolo Paulo (a doutrina sadia), o padrão das suas palavras: 1 Coríntios 1:2; 2 Coríntios 1:2; 1 Timóteo 2:5; Efésios 4:5; Romanos 1 (os primeiros versos); na epístola de Tito. Em vários lugares Paulo apresenta o PAI, como único DEUS verdadeiro e PAI de nosso SENHOR JESUS CRISTO. E o SENHOR JESUS CRISTO, como Filho do DEUS vivo, como Filho deste único DEUS, o DEUS de Israel, de Abraão, de Isaque e de Jacó. O único DEUS, o DEUS indivisível de eternidade passada e eternidade futura, que gerou no ventre de Maria por obra do seu próprio Espírito, JESUS CRISTO. Este foi chamado o Filho do DEUS ALTÍSSIMO porque foi gerado pelo Espírito de DEUS. O Espírito de DEUS é a atuação do próprio PAI em poder, em glória e em Presença.
Assim como CRISTO também comunga com o PAI neste mesmo Espírito. JESUS disse: “Eu e o Pai somos um”. JESUS comunga, tem o mesmo propósito que o PAI. Assim como nós em CRISTO somos, um em CRISTO e no PAI, assim JESUS é um no PAI e no Espírito. JESUS está presente, onde dois ou três que estiverem reunidos em seu nome na verdade, ali ele se faz presente. JESUS se faz presente em espírito.

Então, meus amados, estas doutrinas caracterizam a sã doutrina da igreja do DEUS vivo, coluna e firmeza da verdade (1 Tm 3:15). Foi necessário narrar as profecias que os apóstolos deixaram. O apóstolo Judas diz em sua epístola:

JUDAS 1:17-25
17. Mas vós, amados, lembrai-vos das palavras que vos foram preditas pelos apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo:
18. Os quais vos diziam que no último tempo haveria escarnecedores que andariam segundo as suas ímpias concupiscências.
19. Estes são os que causam divisões, sensuais, que não têm o Espírito.
20. Mas vós, amados, edificando-vos a vós mesmos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo,
21. Conservai-vos a vós mesmos na caridade de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna.

22. E apiedai-vos de alguns, que estão duvidosos;
23. E salvai alguns arrebatando-os do fogo; tende deles misericórdia com temor, aborrecendo até a roupa manchada da carne.
24. Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeçar, e apresentar-vos irrepreensíveis, com alegria, perante a sua glória,
25. Ao único Deus, Salvador nosso, por Jesus Cristo, nosso Senhor, seja glória e majestade, domínio e poder, antes de todos os séculos, agora, e para todo o sempre. Amém.

Meus amados, nós não podemos cair da firmeza na palavra de DEUS. Devemos firmar nosso conhecimento nas sagradas escrituras e estarmos edificados na verdadeira fé, para que nós venhamos a ser dentro da igreja do DEUS vivo, parte dessa coluna e firmeza. O povo de DEUS é chamado de “restaurador das roturas; de veredas para moradas”. O povo de DEUS é chamado de um povo “restaurador da verdade”. O povo que mantém e ajuda a restaurar a verdade que estão ainda ruídos.

De geração em geração, sempre existiu o povo de DEUS: um povo guardador dos mandamentos de DEUS, que batiza de acordo com a doutrina apostólica (em nome do SENHOR JESUS CRISTO); que tem as ordenanças e os ensinos de acordo com a sã doutrina. Como por exemplo, o uso do véu pelas irmãs cristãs, a prática do ósculo santo, a prática da obediência aos mandamentos de Deus, a prática também da guarda dos mandamentos, incluindo o Sábado, o sétimo dia o dia memorial da Criação. Estas características representadas na palavra de DEUS fazem parte da igreja do DEUS vivo.

Pregador: Evangelista Flávio

 

Link do vídeo: 022 – Igreja e a Doutrina

Download da apostila: 022 – Igreja e a Doutrina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *