Falando sobre divindade é refletir sobre a natureza única de Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, conforme revelado nas Escrituras. A Bíblia afirma claramente que há um só Deus verdadeiro, eterno, imortal e onipresente, diferente das interpretações teológicas que surgiram com os dogmas da trindade.
Estudo bíblico Falando sobre Divindade: descubra quem é o verdadeiro Deus único, Pai de Jesus Cristo, e a diferença entre a unidade de Deus e os dogmas da trindade.
Vamos a meditação da palavra de DEUS, cujo o tema é bem interessante e importante sobre a divindade e a unidade de DEUS. Conseguimos encontrar e pontuar algo muito interessante na Bíblia: DEUS é somente Um. Ele é criador dos céus e da terra e PAI do nosso SENHOR JESUS CRISTO. Esse assunto é muito importante pois o próprio CRISTO fala acerca disso como conhecimento da vida eterna. No evangelho de João capítulo 17, encontramos a seguinte citação:

JOÃO 17:3
3. E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.
Encontramos em várias passagens da Bíblia que há somente um DEUS. Este DEUS é ETERNO, imortal e PAI. Podemos ver em 1 Timóteo o que acabamos de falar:
1 TIMÓTEO 6:14-16
14. Que guardes este mandamento sem mácula e repreensão, até à aparição de nosso Senhor Jesus Cristo;
- A qual a seu tempo mostrará o bem-aventurado, e único poderoso Senhor, Rei dos reis e Senhor dos senhores;
- Aquele que tem, ele só, a imortalidade, e habita na luz inacessível; a quem nenhum dos homens viu nem pode ver, ao qual seja honra e poder sempiterno. Amém.
Logo, a palavra de DEUS está nos mostrando um ser imortal em si mesmo e PAI do nosso SENHOR JESUS CRISTO.
1 TIMÓTEO 1:17
- Ora, ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao único Deus sábio, seja honra e glória para todo o sempre. Amém.
Temos mais uma passagem mostrando a imortalidade do único DEUS e PAI do nosso SENHOR JESUS CRISTO.
JOÃO 1:18
- Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o revelou.
Vemos na palavra de DEUS apenas um ser todo poderoso, imortal, Onisciente e Onipresente que é o PAI. No livro de Salmos e em várias outras passagens, os autores se referem a um DEUS Onisciente:
SALMOS 139:1-6
- SENHOR, tu me sondaste, e me conheces.
- Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento.
- Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos.
- Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó Senhor, tudo conheces.
- Tu me cercaste por detrás e por diante, e puseste sobre mim a tua mão.
- Tal ciência é para mim maravilhosíssima; tão alta que não a posso atingir.
JÓ 37:16
- Tens tu notícia do equilíbrio das grossas nuvens e das maravilhas daquele que é perfeito nos conhecimentos?
SALMOS 147:5
- Grande é o nosso Senhor, e de grande poder; o seu entendimento é infinito. ATOS 15:18
- Conhecidas são a Deus, desde o princípio do mundo, todas as suas obras.
1 JOÃO 3:20
- Sabendo que, se o nosso coração nos condena, maior é Deus do que o nosso coração, e conhece todas as coisas.
HEBREUS 4:13
- E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar.

A Bíblia apresenta um único DEUS, de unidade simples, não composta. Esse DEUS é o PAI do SENHOR JESUS CRISTO. Existem vários dogmas, no entanto, o mais adotado no meio da cristandade é o dogma da Trindade. O dogma da Trindade tenta explicar a unidade de DEUS sendo composta: Pai, Filho e Espírito Santo. Porém, a Bíblia não afirma tal teoria.
A Bíblia afirma há um só DEUS, ele é conhecido como o DEUS de Israel ou o DEUS de Abraão, Isaque e Jacó. JESUS CRISTO é o seu Filho e o ESPÍRITO SANTO é o próprio Espírito de DEUS, não como uma terceira pessoa. Vamos deixar que a própria palavra de DEUS nos instrua:
SALMOS 139:7-12
- Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face?
- Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também.
- Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar,
- Até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá.
- Se disser: Decerto que as trevas me encobrirão; então a noite será luz à roda de mim.
- Nem ainda as trevas me encobrem de ti; mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa;
O Salmista está nos dizendo que o ESPÍRITO DE DEUS está em todos os lugares. Logo ele se torna Onipresente, por seu Espírito estar presente em qualquer lugar.
JEREMIAS 23:23-24
- Porventura sou eu Deus de perto, diz o Senhor, e não também Deus de longe?
- Esconder-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? diz o Senhor. Porventura não encho eu os céus e a terra? diz o Senhor.
Como que DEUS enche céus e terra? Por meio do seu ESPÍRITO. DEUS está presente em todos os lugares e enche os céus e a terra. O ESPÍRITO SANTO segundo as sagradas escrituras é a Presença que procede de um só DEUS, o PAI.
O erro das filosofias dogmáticas de Nicéia foi pegar os atributos de DEUS, desvincular do DEUS PAI e transformar em uma terceira pessoa distinta. O ESPÍRITO SANTO é o próprio DEUS. Mas o dogma de Nicéia, atribuí a outra divindade distinta, formando outra “pessoa”. Essa distorção da verdade simples citada na Bíblia irá criar uma distorção em outra divindade. O livro de Êxodo no capítulo 20 nos ensina assim:
ÊXODO 20:2-3
- Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.
- Não terás outros deuses diante de mim.
DEUS no singular, uma única pessoa, diz para “não ter outros deuses além dele”. Uma vez que você não entende a verdade da Bíblia (essa verdade da vida eterna como JESUS afirma em João 17:3), você passa a adorar outra pessoa da divindade. Ela será chamada de terceira pessoa da divindade, o ESPÍRITO SANTO, separada do PAI. Você estará diretamente em violação contra o primeiro mandamento de DEUS, citado acima. Você estará adorando uma divindade fictícia, cujo fruto é oriundo de filosofias pagãs antigas que já criavam trindades (divindades) para serem adoradas.

A Bíblia não apresenta o ESPÍRITO DE DEUS como outra divindade. Nós não encontramos adorações ao ESPÍRITO SANTO na Bíblia. Nós não encontramos orações a uma terceira pessoa da trindade. Esse fato que estamos demonstrando é algo para a vida eterna e devemos nos pautar pela Palavra de DEUS. A Bíblia nos ensina existir um único DEUS, e Ele é DEUS até mesmo do nosso SENHOR JESUS CRISTO.
APOCALIPSE 3:12
- A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome.
Se o Nosso SENHOR JESUS CRISTO apresenta como o seu DEUS, a quem ele se referiria? Ele está se referindo ao mesmo DEUS Único de João 17:3, citado no começo do estudo. Nós vemos quando JESUS havia ressuscitado, a primeira pessoa que avistou JESUS no primeiro dia da semana, pois a Bíblia apresenta JESUS ressuscitando no final do Sábado.
MATEUS 28:1
- E, no fim do sábado, quando já despontava o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro.
Mas somente no primeiro dia da semana a primeira pessoa a visitar JESUS ressuscitado é Maria Madalena. Quando Maria Madalena vê JESUS, a palavra de DEUS diz o seguinte:
JOÃO 20:17
- Disse-lhe Jesus: Não me detenhas, porque ainda não subi para meu Pai, mas vai para meus irmãos, e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus.
São verdades como essa, muito simples de entender. DEUS não complica a salvação. Quem costuma fazer esse serviço são os homens, com suas filosofias e suas teorias. Porém, a Bíblia nos mostra uma verdade simples, um único DEUS e este DEUS é o PAI de Nosso SENHOR JESUS CRISTO. Nessa leitura de João 20:17 deixa muito claro JESUS dizendo DEUS sendo” seu Pai e nosso Pai”, consequentemente um Único DEUS.
O Apóstolo Paulo irá fazer uma confissão unitária de crença, nos mostrando a unidade simples de DEUS. Este DEUS ele nos apresenta sendo o Pai do Nosso SENHOR JESUS CRISTO:
1 CORÍNTIOS 8:6
- Todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele.
Essa passagem deixa claro a unidade simples de um único DEUS, o qual envia o seu Filho, o Nosso SENHOR JESUS CRISTO. Estas coisas são extremamente importantes para termos a vida eterna, pois DEUS quer que o adoramos em espírito e em verdade.
Logo, uma vez isso sendo distorcido em nossas mentes, a compreensão desta mensagem verdadeira e simples de que DEUS é um só e Ele é o PAI, toda a adoração estará comprometida. Por isso nossa insistência de levar a todos essa compreensão: de que há somente um DEUS, o PAI do Nosso SENHOR JESUS CRISTO.
A Bíblia nos ensina a orar para DEUS em nome do Nosso SENHOR JESUS CRISTO. Ele é o mediador entre DEUS e os homens. “Há somente um DEUS e um apenas um mediador entre DEUS e os homens: JESUS CRISTO homem”. É isso o que a Bíblia nos ensina.
1 TIMÓTEO 2:5
- Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.

Eis uma verdade cristalina, insofismável citada acima. A passagem citada acima desmonta qualquer filosofia humana, uma vez que o dogma de Nicéia diz haver 3 pessoas formando uma divindade, 3 pessoas formando um DEUS. Porém em Timóteo desmonta qualquer tentativa de sustentar tal heresia: “Porque há um só DEUS, e um só Mediador entre Deus e os homens, JESUS CRISTO homem”. Pegue a sua Bíblia e confirme o que estamos dizendo.
MARCOS 12:32
- E o escriba lhe disse: Muito bem, Mestre, e com verdade disseste que há um só Deus, e que não há outro além dele;
1 CORÍNTIOS 8:4
- Assim que, quanto ao comer das coisas sacrificadas aos ídolos, sabemos que o ídolo nada é no mundo, e que não há outro Deus, senão um só.
DEUTERONÔMIO 4:35
- A ti te foi mostrado para que soubesses que o Senhor é Deus; nenhum outro há senão ele. DEUTERONÔMIO 4:39
- Por isso hoje saberás, e refletirás no teu coração, que só o Senhor é Deus, em cima no céu e em baixo na terra; nenhum outro há.
DEUTERONÔMIO 32:39
- Vede agora que eu, eu o sou, e mais nenhum deus há além de mim; eu mato, e eu faço viver; eu firo, e eu saro, e ninguém há que escape da minha mão.
1 SAMUEL 2:2
- Não há santo como o Senhor; porque não há outro fora de ti; e rocha nenhuma há como o nosso Deus. ISAÍAS 43:10
- Vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor, e meu servo, a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais, e entendais que eu sou o mesmo, e que antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá.
1 REIS 8:60
- Para que todos os povos da terra saibam que o Senhor é Deus, e que não há outro. ISAÍAS 43:11
- Eu, eu sou o Senhor, e fora de mim não há Salvador. ISAÍAS 44:6
- Assim diz o Senhor, Rei de Israel, e seu Redentor, o Senhor dos Exércitos: Eu sou o primeiro, e eu sou o último, e fora de mim não há Deus.
ISAÍAS 44:8
- Não vos assombreis, nem temais; porventura desde então não vo-lo fiz ouvir, e não vo-lo anunciei? Porque vós sois as minhas testemunhas. Porventura há outro Deus fora de mim? Não, não há outra Rocha que eu conheça.
ISAÍAS 45:6
- Para que se saiba desde o nascente do sol, e desde o poente, que fora de mim não há outro; eu sou o Senhor, e não há outro. ISAÍAS 45:14
- Assim diz o SENHOR: O trabalho do Egito, e o comércio dos etíopes e dos sabeus, homens de alta estatura, passarão para ti, e serão teus; irão atrás de ti, virão em grilhões, e diante de ti se prostrarão; far-te-ão as suas súplicas, dizendo: Deveras Deus está em ti, e não há nenhum outro deus.
ISAÍAS 45:21
- Anunciai, e chegai-vos, e tomai conselho todos juntos; quem fez ouvir isto desde a antiguidade? Quem desde então o anunciou? Porventura não sou eu, o Senhor? Pois não há outro Deus senão eu; Deus justo e Salvador não há além de mim.
ISAÍAS 45:22
- Olhai para mim, e sereis salvos, vós, todos os termos da terra; porque eu sou Deus, e não há outro.
Nós vemos em várias passagens da Bíblia a singularidade de DEUS. Ele é apresentado pelo próprio JESUS CRISTO como seu PAI. Ele é DEUS de JESUS, nosso DEUS, ele é PAI TODO PODEROSO, imortal de eternidade passada a eternidade futura.
DEUTERONÔMIO 6:4,5
- Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.
- Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças.

Nós sabemos que a Igreja de DEUS herdou os ensinos verdadeiros oriundos de Israel. Abraão, os patriarcas, os profetas eram todos monoteístas, eles adoravam a um único DEUS. Não havia nenhuma compreensão fora dessa verdade monoteísta.
A visão trinitária de unidade composta com 3 deuses é resultado das filosofias originadas do paganismo e foram introduzidas pelos cristãos não muito coesos das suas crenças. Daí vieram várias outras teorias. Uma delas é a pré-existência de JESUS como um anjo. Os adeptos dessa crença acreditam JESUS ter sido o Anjo Miguel, antes de vir a nascer em Maria. Essa visão de JESUS ter sido um Anjo não tem base Bíblica para existir. Hebreus 2 nos ensina sobre a natureza de JESUS CRISTO como homem.
Mais uma dúvida gerada por essas filosofias originadas das mentes humanas seria caso JESUS já soubesse do seu destino e como faria todas as coisas, tudo seria um teatro? Se JESUS já sabia que seria traído, de como seria morto e tudo o que aconteceria (como acreditam tais teorias), isso tudo é um teatro, algo já combinado antes. A Bíblia não ensina isso, ela ensina que ele fora profetizado, nasceu, cresceu em estatura e em sabedoria.
Outra coisa contida na Bíblia é que DEUS não morre e não pode ser tentado. Nós vemos JESUS sendo tentado. Nós vamos ver JESUS morrendo e ficando 3 dias e 3 noites no seio da terra. Se JESUS morre, como pode ele ser DEUS? Se JESUS fora tentado pelo próprio Satanás, como ele pode ser DEUS? A Bíblia nos ensina Nosso SENHOR JESUS CRISTO resistindo ao pecado. No entanto se fosse DEUS, ele não poderia cair em tentação em hipótese nenhuma. Logo, o que foi feito na obra da salvação foi uma encenação. Ele foi tentado, mas não podia cair. Ele morreu, no entanto DEUS não morre. Tudo um teatro? Essas coisas ficam sempre sem respostas, quando a pessoa está inclinada a essas filosofias pagãs.
A Bíblia nos apresenta JESUS CRISTO como homem, o único mediador entre DEUS e nós. Ele foi ungido pelo ESPÍRITO DE DEUS, no entanto só tinha natureza humana. Ele será glorificado quando vence na cruz, por isso ele diz: “Todo poder será me dado no céu e na terra”. Ele é ungido quando vence na cruz e DEUS o PAI, maior do que JESUS, concede um lugar à sua destra.
ATOS 2:36
- Saiba pois com certeza toda a casa de Israel que a esse Jesus, a quem vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo.

Percebemos aqui nessa passagem, JESUS sendo abençoado por alguém maior do que ele. Fica explícito JESUS sendo subordinado ao único DEUS na passagem de 1 Coríntios 15:24-28, mais claro impossível.
1 CORÍNTIOS 15:24-28
- Depois virá o fim, quando tiver entregado o reino a Deus, ao Pai, e quando houver aniquilado todo o império, e toda a potestade e força.
- Porque convém que reine até que haja posto a todos os inimigos debaixo de seus pés.
- Ora, o último inimigo que há de ser aniquilado é a morte.
- Porque todas as coisas sujeitou debaixo de seus pés. Mas, quando diz que todas as coisas lhe estão sujeitas, claro está que se excetua aquele que lhe sujeitou todas as coisas.
- E, quando todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então também o mesmo Filho se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos.
Os adeptos de Nicéia, tentam de todas as formas utilizar passagens fora do contexto para colocar em pé de igualdade e tentar comprovar sua filosofia, como em João 10:30:
JOÃO 10:30
- Eu e o Pai somos um.
Trataremos desses assuntos em aulas posteriores mais detalhadamente, porém aqui já existe uma dúvida. Se JESUS CRISTO trata ser Um como DEUS, onde está o ESPÍRITO SANTO? Nós não vemos JESUS citar o ESPÍRITO SANTO como outra trindade, como não vemos na Bíblia a terceira pessoa da trindade sendo citada. O ESPÍRITO SANTO é o poder e imanência do próprio DEUS. JESUS CRISTO não está se referindo a ser um em unidade com DEUS, mas ser um em propósito com o Pai. Ele se refere a estar como o mesmo propósito da salvação e regeneração do homem. Como podemos afirmar isso sendo em propósito e não em unidade? Um pouco mais a frente a própria Bíblia nos informa, não precisamos de fontes exteriores para fundamentar nada.
JOÃO 17:21,22
- Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.
- E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um.
Como nós somos um com CRISTO e DEUS? Somos em propósito ou alguém dirá sermos um em unidade? Há quem dirá sermos DEUS? Somos eternos? Oniscientes e Onipresentes? Por isso todos somos Um em propósito de salvação, e quando JESUS CRISTO diz ser Um com o PAI é isso o que está se referindo: não ser um em unidade, mas um em propósito.
Pregador: Evangelista Flávio
Link vídeo: 044 – Falando Sobre Divindade (Parte 1)
Download da apostila: 044 – Falando Sobre Divindade (Parte 1)

 
	 
						 
						