Os sinais do fim têm intrigado estudiosos e cristãos há séculos, e as profecias bíblicas revelam acontecimentos que apontam para a volta de Jesus e o cumprimento das Escrituras.
Últimos sinais que antecedem a volta de JESUS, o MESSIAS. É uma grande esperança nossa. É uma das maiores esperanças contidas nas sagradas escrituras. As promessas de DEUS pelos seus santos profetas, de um prometido que viria para salvar e resgatar a humanidade e reerguer a humanidade a imagem do DEUS vivo. A promessa também que foi deixada pelo Filho de DEUS, de que ele há de voltar par cumprir as demais profecias, que fala de um rei vencedor que reinará sobre a terra, em um reino mundial de paz e justiça sobre as nações.
É o milênio, a restauração de todas as coisas, o “apokatastases” que vai reerguer a humanidade, trazendo ela de volta ao plano inicial que DEUS havia dado. Porque convém ainda que o céu retenha JESUS CRISTO até o tempo da restauração de todas as coisas, as quais DEUS profetizou pela boca de todos os seus santos profetas desde o princípio.
Nós aguardamos novos céus, novas terras em que habitam a justiça. A maldade, o stress, a saturação em que hoje encontramos uma sociedade fútil, de valores efêmeros que não valoriza os bens espirituais. Que procura mais ter as coisas do que ser realmente. Uma sociedade cheia de conflitos, de medos, temores, as expectativas dos homens alguns desmaiam de pavor, outros com insônia, stress, desarranjo familiar, desarranjo nos casamentos, conflitos psicológicos, conflitos ideológicos, conflitos religiosos.
Sim meus amados, vemos um período sem precedentes na história da humanidade. A seara está branca, próximo está a ceifa, como disse JESUS. Oremos a DEUS que envie ceifeiros. E agora diante de tudo isso, de tantos sinais, quais sinais realmente nós podemos ter como sinais proféticos de que estamos realmente mui próximos da volta de NOSSO SENHOR JESUS. Sabemos que temos uma história de três séculos para cá, de muitas pessoas que marcaram a volta de JESUS, dando datas e malograram em seus intentos, decepcionando muitas pessoas trazendo mais incredulidade, mais desconfiança e falta de fé.
Porém as palavras do SENHOR JESUS falharam? Os sinais que ele disse que ocorreriam por volta de sua volta, falharam? Não ocorreram? JESUS mesmo disse: “hipócritas, sabeis discernir a face do tempo e não sabeis discernir estas coisas?”. Por isso estamos aqui falando sobre este assunto: últimos sinais que antecedem a volta de JESUS, o MESSIAS.
Agora, vamos nos aprofundar a respeito deste importante assunto. Após ter feito este prólogo, vamos desenvolver o assunto mostrando um verso temático do qual são palavras que saíram da boca de NOSSO SENHOR JESUS, registrado no santo evangelho, “mas as minhas palavras não passarão”. Essa passagem se encontra em Mateus 24:35. Estamos falando sobre este tema.
MATEUS 24:35
35. Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras jamais passarão.
Nós tivemos um ocorrido não muito distante da morte de um rabino Kadur, um rabino bastante respeitado dentro do rabinato judaico de Israel. Segundo a crença dos judeus ortodoxos, ele revelaria quem seria o MESSIAS. Ele teria deixado uma carta que era para abrir depois de um ano quando ele já estivesse falecido. Essa carta foi aberta e as palavras que foram lidas, acabavam por revelar que YESHUA era realmente o MESSIAS. Escandalizando muitos dos judeus que não esperavam desse rabino uma revelação desse porte.
Mas ele codificou o nome do MESSIAS, dizendo que “as palavras que ele falou não passarão”. Meus amados, JESUS disse que: “quando a figueira desse os seus ramos, nós saberíamos que o verão está próximo”. A figueira é símbolo profético da nação de Israel. O profeta Ezequiel capítulo 37 fala da visão de um “vale de ossos secos”, onde ali ele diz que se trata de Israel. E Israel diz: “a nossa esperança está cortada, estamos cortados, não temos mais esperança, secaram os nossos ossos”.
Por um longo período após depois a diáspora mundial da nação de Israel dos judeus da Palestina no ano 70 d.C, desde então eles passaram a ser peregrinos de nação em nação vivendo uma vida de peregrinos, forasteiros, sem sua pátria. Porque cumpriram sobre eles as palavras as quais haviam sido profetizadas pelos profetas, quando eles acabaram cometendo o maior erro, que foi rejeitar o seu próprio MESSIAS, dizendo “caia sobre nós o seu sangue, sobre nossos filhos também”. Esse grande erro da nação de Israel, de ter olvidado de DEUS, de não ter enxergado o MESSIAS, trouxe sobre eles a palavra que era lida todos os sábados nas sinagogas da lei dos profetas de Moises. Eles não perceberam o dia da sua visitação.
Israel é o símbolo de uma figueira. Temos o episódio quando JESUS CRISTO viu aquela figueira que não deu fruto e ele disse: “nunca mais cresça mais fruto de ti”. Imediatamente aquela figueira secou-se. Temos aí uma parábola ligada ao destino da nação de Israel, após a morte de CRISTO. Temos aí uma palavra em forma de parábola, de uma nação que não estava dando frutos, e que o reino seria tirado deles e seria dado a outra nação que desse seus frutos. Trata-se dos 144 mil judeus israelitas das tribos de Israel, que foram eleitos segundo a presciência de DEUS, para serem castos, virgens, as primícias formando a igreja de DEUS, a KEHILLAT ELOHIM.
O reino foi tirado da mão daqueles sacerdotes e agora as virtudes vindouras do reino, a revelação de DEUS foi dado a KEHILLAT ELOHIM. Esses judeus, esses israelitas que aceitaram o testemunho do MASCHIAH, que formaram a primeira igreja de DEUS foi formada por esses nativos da nação de Israel. E a esta nação eleita, esse sacerdócio santo, DEUS vai também acrescentar e agregar os gentios. Vai agregar os gentios à esta nação, formando a igreja de DEUS: a igreja do DEUS vivo, coluna e firmeza da verdade.
Durante um período de quase 2.000 anos a nação de Israel esteve dispersa. Somente após a Segunda Guerra Mundial voltou com grande força o sentimento sionista de formar uma pátria na região da Palestina, para que ali formasse o Estado de Israel. Em 1948 houve a independência do Estado de Israel no dia 14 para 15 de Maio, nasceu uma nação em um só dia, cumprindo a profecia do profeta Isaias capitulo 66.
ISAIAS 66:8
8. Quem jamais ouviu tal coisa? Poder-se-ia nascer uma nação em um só dia? Pois Sião esteve de parto e deu à luz aos seus filhos, regozija-vos.
Em um só dia por decreto da ONU nasceu a nação de Israel, foi criado o Estado de Israel. A criação do Estado Israel vai representar a figueira. A figueira do seu estado de murcha, de seca voltando a reverdecer. Hoje voltando a dar os seus ramos, os seus frutos. Quando isso ocorresse, JESUS disse que não passaria uma geração. Uma geração por maior que seja, hoje a expectativa de vida de uma pessoa 80, 85 anos, 70 anos em média, nós estamos vivendo os momentos finais.
Essa grande mudança que houve no Oriente Médio. Atualmente eu tenho uma notícia bastante curiosa para passar para vocês, que se trata do fenômeno que está ocorrendo dentro da nação iraquiana. Está se formando sunitas, um estado da Al Qaeda no coração do Oriente Médio. Os atentados um após o outro agora, já vão dando rumo das verdadeiras intenções dos sunitas formarem um estado da Al Qaeda dentro do Oriente Médio, dentro da nação Iraquiana.
Após a guerra dos Estados Unidos dentro do Iraque (a queda do regime sunita de Saddam Hussein), os Estados Unidos continuou ainda por um tempo e depois retirou suas tropas. Hoje a nação do Iraque não tem mais a proteção, a guarda da nação americana. Ela está abandonada a sua própria sorte. E a revolta sunita contra os xiitas que estão no poder. Os xiitas são alinhados com o poder xiita do Irã, mas quem esteve no poder no Iraque era o poder sunita, que agora em um grande esforço quer criar um estado independente da Al Qaeda, no coração do Oriente Médio, dentro do Iraque. Isso é algo bastante temeroso porque a Al Qaeda é um grupo, uma filosofia terrorista extremamente islâmica. Islâmicos extremistas que visam a destruição e a aniquilação do Estado de Israel e a aniquilação dos xiitas. Estava ouvindo o Globonews, o especialista Demétrio, ele diz que agora a situação é diferente. Não são só atentados comuns dentro do Iraque, mas a criação de um estado terrorista da Al Qaeda no coração do Iraque.
Nós temos também a mudança geopolítica dentro do Oriente Médio que cada vez mais isola a nação de Israel, perante os árabes, perante o mundo. Hoje é um grande problema, um grande desafio para a diplomacia mundial. E JESUS disse que Jerusalém seria pisada até que se completasse a plenitude dos gentios, até que eles digam “bendito o que vem em nome do SENHOR”.
Vemos também que a cidade de Jerusalém ainda está sob o poder católico romano, sobre o poder islâmico, que é o Domo da Rocha, o Templo Cidadela, o Monte Templo, e que somente na volta do MESSIAS a cidade de Jerusalém seria liberta do poderio dos gentios.
Vemos também uma guerra que começou em 2011 dentro da Síria, muitas pessoas fugindo da Síria, algumas até vindo para o Brasil. Mais de um milhão de refugiados por causa da guerra civil cruel dentro da Síria. Comunidades cristãs foram totalmente destruídas pelos radicais islâmicos. Coisas barbaras que nós nem imaginamos ocorreram nesta guerra civil da Síria. E como um câncer maligno dói e sangra no Oriente Médio é a guerra civil dentro da Síria. É uma situação insustentável.
O mundo será levado ao Armagedom? O mundo será levado a um conflito contra Israel? Os profetas da bíblia dizem que “sim”. Que este é o sinal eminente de que realmente JESUS CRISTO vai voltar. Qual sinal evangelista Flavio? Quando as nações estiverem em torno de Israel no vale de Megido, apoiado por uma nação poderosa do norte – a Rússia junto com a China – para fazer valer a divisão da cidade de Jerusalém, da parte oriental e ocidental. Quando isso ocorrer sabemos que é a volta do SENHOR JESUS. A igreja terá certeza de que realmente JESUS vai voltar. A igreja vai estar aqui na terra, estará aqui até os últimos momentos, até o toque da sétima e ultima trombeta.
A igreja vai estar aqui contemplando o cumprimento de todas as coisas que outrora foram profetizadas. Por isso devemos estar atento as palavras dos profetas da bíblia logicamente, não dos profetas fora da bíblia. Porque se fizermos isso, bem estamos fazendo porque ela é a candeia que “ilumina lugares escuros”. O futuro é iluminado pela palavra profética. E a palavra profética Ezequiel capitulo 38, 39 diz a respeito de um grande conflito que se dará nos montes de Israel. Nos últimos dias de uma poderosa nação do norte, tendo como aliados países como Irã, países fundamentalistas islâmicos virão contra Israel, nos últimos dias isso sucederá.
Mas DEUS já tem profetizado isso desde o princípio. Esse conflito será terminado com a volta de JESUS com poderosos anjos que virão, uma armada de anjos que virão juntamente com SENHOR JESUS nas nuvens do céu. Todas as nações da terra se lamentarão vendo JESUS e seus poderosos anjos vivos sobre a nuvem do céu.
JESUS mesmo falou “como um relâmpago se mostra do Oriente ao Ocidente, assim será a minha vinda”. Se alguém disser que o CRISTO está aqui ou acolá, ou está numa casa ou está numa caverna, num deserto, não deis credito, não deis credito. “Eu vos digo porque o Filho do Homem virá como um relâmpago, visível, contundentemente visível”.
Vivemos momentos difíceis de expectativas dos acontecimentos. Quando nós vamos ouvir os jornais, sempre esperamos ouvir uma notícia bomba. Todos os anos desde 2011 tem surgido notícias muito fortes: maremotos, guerras, transformações profundas, revoltas, crimes hediondos, coisas que realmente nos chocam, nos deixam perplexos. E JESUS disse que os homens muitos deles estariam perplexos pelas coisas que haveriam de acontecer nos últimos dias.
Ler o capítulo 38 e 39 de Ezequiel. Esses dois capítulos eles mostram com muito detalhe a respeito do Armagedom, a respeito deste último grande conflito da humanidade, antes da volta de nosso SENHOR JESUS. A riqueza de detalhes tanto da restauração de Israel como da guerra, como será e a intervenção divina é demonstrada nos capítulos 38 e 39 do profeta Ezequiel. E nós fazemos bem em estar atentos as palavras dos profetas, como bem dizemos e repetimos é como a “candeia que ilumina no lugar escuro até que a estrela d’alva resplandeça em nossos corações”. Lendo Ezequiel 38 nós lemos:
EZEQUIEL 38:1-3
1.Veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:
2.Filho do homem, dirige o teu rosto para Gogue, terra de Magogue, príncipe e chefe de Meseque, e
Tubal, e profetiza contra ele.
- E dize: Assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu sou contra ti, ó Gogue, príncipe e chefe de Meseque e de Tubal;
Nós sabemos que as regiões dos Urais e que estão também na fronteira com as muralhas da China são conhecidos pelos povos mais antigos como terra de Magogue ou a própria muralha da China era conhecido como a muralha de Magogue. Protegendo a China da nação russa. A palavra Tubal e Meseque lembra as regiões de Tobolsky e Mosolsky que são as regiões que estão com a Rússia. Antes (mesmo da) antiga União Soviética que desmembrou-se após a Perestroika, ela se desmembrou, a abertura e a queda do comunismo. A Rússia é formada por Moscou, antiga região de Mosolsky.
Diz que DEUS vai fazer essa nação:
EZEQUIEL 38:4-23
- E te farei voltar, e porei anzóis nos teus queixos, e te levarei a ti, com todo o teu exército, cavalos e cavaleiros, todos vestidos de armadura completa, grande multidão, com escudo e rodela, manejando todos a espada;
- Persas (Irã), Cuche (Líbia, Etiópia), e os de Pute (países fundamentalistas islâmicos ao lado do Egito,
Sudão, Tunísia, Argélia, Marrocos) com eles, todos com escudo e capacete;
- Gômer (Alemanha) e todas as suas tropas; a casa de Togarma (Armênia), do extremo norte, e todas as suas tropas, muitos povos contigo.
- Prepara-te, e dispõe-te, tu e todas as multidões do teu povo que se reuniram a ti, e serve-lhe tu de guarda.
Essa nação poderosa vai servir de guarda. Ela vai dizer “podem ir que eu estou dando a proteção”. Hoje a Rússia que protege a Síria, a Rússia que dá respaldo para o Irã, é a Rússia que abastece aqueles países inimigos de Israel com armamentos russos. “Serve-lhe tu de guarda”.
- Depois de muitos dias serás visitado. No fim dos anos virás à terra que é restaurada da guerra, e que foi congregada dentre muitos povos, junto ao monte de Israel, que sempre se faziam desertos; mas aquela terra foi tirada dentre os povos, e todos seus moradores estão agora seguros.
Está falando da restauração de Israel. Por isso nós temos essa certeza que estamos nos últimos dias. Aqui diz de “uma terra que foi tirada dentre os povos, era sempre assolada em guerra e agora Israel habita ali seguro, é uma nação”. Diz que essa outra nação inimiga de Israel junto com estes países inimigos de Israel virá nos últimos dias.
- Então, subirás, virás como uma tempestade, far-te-ás como uma nuvem para cobrir a terra, tu e todas as tuas tropas, e muitos povos contigo.
- Assim diz o Senhor DEUS: E acontecerá naquele dia que terás altivos projetos no teu coração, e maquinarás um mau desígnio,
Pelo profeta DEUS está dizendo que esta nação vai ter um “mau desígnio”. Este “mau desígnio” é conquistar todo o Oriente Médio tirando Israel de onde está, achando que vai conseguir fazer isso. Porque ela vai dizer no seu coração:
- E dirás: Subirei contra a terra das aldeias não muradas; virei contra os que estão em repouso, que habitam seguros; todos eles habitam sem muro, e não tem ferrolhos nem portas;
- A fim de tomares o despojo, e arrebatares a presa, e tornares a tua mão contra as terras desertas que agora se acham habitadas, (nós sabemos que com os Kibutz que colonizaram as regiões desérticas de Israel, hoje se planta até morango no deserto) e contra o povo que se congregou dentre as nações, o qual adquiriu gado e bens, e habita no meio da terra. (A Rússia vai querer realmente dominar a nação de Israel.)
- Sebá e Dedã, e os mercadores de Társis, e todos os seus leões novos te dirão: Vens tu para tomar o despojo? Ajuntaste a tua multidão para arrebatar a tua presa? Para levar a prata e o ouro, para tomar o gado e os bens, para saquear o grande despojo?
Quem seria Társis, Sebá e Dedã? Sebá e Dedã a Arábia Saudita; os mercadores de Társis – Inglaterra, seus leões novos são os países que foram colonizados pela Inglaterra: Austrália, Canadá, Estados Unidos. Eles não vão gostar nada, nada disso. Mas essa batalha vai ser contra DEUS. No verso 14 diz:
- Portanto, profetiza, ó filho do homem, e dize a Gogue: Assim diz o Senhor DEUS: Acaso naquele dia, quando o meu povo de Israel habitar em segurança, não saberá tu?
- Virás, pois, do teu lugar, do extremo norte, tu e muitos povos contigo, montados todos a cavalo, grande ajuntamento, e exercito poderoso,
- E subirás contra o meu povo Israel, como uma nuvem, para cobrir a terra. Nos últimos dias sucederá que hei de trazer-te contra a minha terra, para que as nações me conheçam a mim, quando eu me houver santificado em ti, ó Gogue, diante dos seus olhos.
- Assim diz o Senhor DEUS: Não és tu aquele de quem eu disse nos dias antigos, por intermédio dos meus servos, os profetas de Israel, os quais naqueles dias profetizaram largos anos, que te traria contra eles?
- Sucederá, porém, naquele dia, no dia em que vier Gogue contra a terra de Israel, diz o Senhor DEUS, que a minha indignação subirá à minha face.
- Porque disse no meu zelo, no fogo do meu furor, que, certamente, naquele dia haverá grande tremor sobre a terra de Israel;
- De tal modo que tremerão diante da minha face os peixes do mar, e as aves do céu, e os animais do campo, e todos os repteis que se arrastam sobre a terra, e todos os homens que estão sobre a face da terra; e os montes serão deitados abaixo, e os precipícios se desfarão, e todos os muros desabarão por terra.
- E chamarei contra ele a espada sobre todos os meus montes, diz o Senhor DEUS; a espada de cada um se voltará contra seu irmão.
- E contenderei com ele por meio da peste e do sangue; e uma chuva inundante, e grandes pedras de saraiva, fogo, e enxofre farei chover sobre ele, e sobre as suas tropas, e sobre os muitos povos que estiverem com ele.
- Assim eu e engrandecerei e me santificarei, e me darei a conhecer aos olhos de muitas nações; e saberão que eu sou o Senhor.
Nós vemos aqui o capitulo 38 de Ezequiel que dá com bastante detalhe as circunstancias, o cenário dos últimos dias anteriores a volta de JESUS CRISTO ou o Armagedom. Devemos estar atentos a palavra profética meus irmãos. Arrependermo-nos, convertermo-nos, sairmos dessa geração perversa e passarmos a viver uma vida diante de DEUS, no conhecimento de DEUS, para que sejamos parte do reino de DEUS. E quando CRISTO vier, venhamos a fazer parte desse reino em um corpo glorioso e imortal para reinar sobre as nações.
Este é o convite que nós encontramos na palavra de DEUS. Este é o convite que DEUS está fazendo neste momento a cada um de nós para que construamos um edifício espiritual, que é a nossa vida espiritual. Nós somos a casa espiritual. E para isso nós devemos atentar e aceitar a palavra de DEUS, o ensino dela em nossas vidas. Não ser somente ouvinte, mas cumpridores da palavra. E nos livrarmos dessa geração que vai ser julgada por DEUS.
JESUS disse que aquele que crê nele, não passará por julgamento, “mas eu o ressuscitarei no último minuto, eu o ressuscitarei para a vida eterna”. Portanto meus amados, hoje a arca da salvação é a igreja. É vivermos obedientes a palavra de DEUS. Convidamos a todos a essa reflexão. Que a paz seja com todos vocês.
Pregador: Evangelista Flávio